GAEROL
Grupo de Apoio EspÃrita Rosângela Lima
O GAEROL, ou Grupo de Apoio EspÃrita Rosângela Lima é um setor do Grupo EspÃrita Messe de Amor (GEMA), especializado no tratamento da dependência quÃmica.
Traz como objetivo o auxÃlio na recuperação do dependente quÃmico, levando em consideração tudo o que entende como fundamental para esta recuperação, incluindo, o tratamento familiar e espiritual.
Esperamos com isto oferecer ao dependente quÃmico uma chance de recuperação com o olhar transcendental do indivÃduo e da doença, detalhe, considerado por nós, primordial para seu bem estar. Uma visão ainda ignorada pela maioria das instituições de recuperação.
Em cada tópico abaixo, iremos dar algumas explicações a repeito de nosso trabalho. Se você desejar saber um pouco mais a respeito em cada tópico clique em - ver mais - assim você estará abrindo o arquivo em pdf que lhe mostrará o conteúdo na Ãntegra.Â
Se você quiser entrar em contato conosco, vá na página CONTATO e preencha o formulário - CLIQUE AQUI.
DEPENDÃNCIA QUÃMICA / DEPENDENTE QUÃMICO
A dependência quÃmica é considerada doença pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Uma doença tida como multifária, incurável, progressiva e de determinação fatal.A definição da problemática como doença só foi possÃvel quando se percebeu que seus portadores tinham as mesmas caracterÃsticas, ou seja, houve a possibilidade de se isolar sintomas comuns a todos os dependentes quÃmicos; sintomas estes que não respeitavam qualquer diferença que pudesse existir entre eles.
TRATAMENTO TÃCNICO
Visa a reformulação de vida, envolvendo mudanças de toda ordem no dia a dia do dependente quÃmico. Trabalha com técnicos e conselheiros em dependência quÃmica, devidamente formados e capacitados. Aborda os 12 passos de A.A. e N.A. Classifica-se como: narrativo, cognitivo, comportamental e espiritual.Narrativo, uma vez que traz como base terapêutica, o funcionamento de grupos de mútua ajuda, onde as pessoas em tratamento transmitem aos companheiros (com a mesma problemática), suas vivências, recebendo dos mesmos, além do conselheiro, retornos em forma de aconselhamentos. Tem na identificação mútua entre as pessoas sua garantia para os bons resultados.à cognitivo, pois leva ao reformulando todas as informações necessárias para um bom entendimento dos processos aos quais está exposto; tanto na recuperação, como fora dela.Comportamental por que mostra, através de mudanças de atitudes, a princÃpio pequenas, que só assim serão possÃveis grandes realizações.E espiritual, pois pode culminar num processo maior, de socialização e auto conhecimento, onde o reformulando sente a necessidade de participar de maneira mais presente em outros processos edificantes.
TRATAMENTO FAMILIAR
Quando falamos de atendimento familiar, é importante observar que sua função não é impor valores ou modificações na maneira pela qual a famÃlia funciona. Sabemos que todo núcleo familiar tem o seu ciclo de funcionamento, seja ele sistêmico ou não, funcional ou disfuncional.Porém, dentre essas funções, existem algumas que são necessárias para o funcionamento básico e salutar destes núcleos. Neste ponto é que é realizado o tratamento.As bases do tratamento são as mesmas dos dependentes quÃmicos, e não estão restritas as famÃlias onde existe este problema especÃfico. Pode participar do tratamento qualquer famÃlia co-dependente.
TRATAMENTO ESPIRITUAL
Faz-se necessário, termos uma superficial visualização da problemática espiritual ocasionada pelo consumo do quÃmico, para então falarmos dos métodos espÃritas que utilizaremos para este fim.Temos, com o consumo, vários agravantes no que tange a problemática espiritual. Dentre elas, resumidamente, destacamos:A facilidade com que se desenvolvem processos obsessivos, que podem ser por parte de adversários de outras épocas, como também única e exclusivamente, por parte de desencarnados dependentes quÃmicos. O primeiro objetiva algum tipo de vingança descabida; o segundo tão somente a utilização do quÃmico pelas vias fluÃdicas.Os danos que se causam no perispÃrito. Segundo Joanna de Ãngelis e Manoel Philomeno de Miranda em “S.O.S. FamÃlia” e “Nas Fronteiras da Loucura”, dependendo da intervenção danosa ocorrida nas organizações perispirÃdicas, as consequências podem não ter soluções nesta encarnação.
CONSIDERAÃÃES FINAIS
Nosso objetivo no GEMA e GAEROL, não é absolutamente, procurar revolucionar o tratamento da dependência quÃmica. Não temos esta pretensão. Temos sim, a esperança de que o auxÃlio da Doutrina EspÃrita na solução de mais esta mazela realize isto.
Esperamos desenvolver nosso trabalho da melhor maneira possÃvel, levando sempre, a primeiro plano, as exigências desta Doutrina que nos abençoa. Contamos com a colaboração de todos que desejem nos ajudar, lembrando que o melhor auxÃlio que podem nos oferecer é a confiança no nosso trabalho, mandando-nos os casos de dependência para o devido tratamento.
Estaremos sempre abertos para sugestões, para tirarmos quaisquer dúvidas, para palestras de esclarecimento, para recebermos novos tarefeiros dispostos a abraçarem essa nova empreitada, enfim, para o que pudermos ajudar.
 Contem conosco!
 Fraternalmente,
 EQUIPE GEMA / GAEROL.